Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

16
Jul 09

 

 Nas missas do último fim-de-semana de Julho os padres vão divulgar aos fiéis recomendações para evitar o contágio da gripe, sobretudo nas celebrações e festas religiosas, tal como já se fez em Fátima, a 13 de Maio.

Os conselhos constam de um panfleto «fácil de ser proclamado e de ser lido muitas vezes» que está a ser ultimado pela Comissão Nacional de Pastoral de Saúde, em estreita colaboração com a Direcção-Geral de Saúde, disse hoje à Lusa o padre Feytor Pinto, responsável daquela comissão da Igreja Católica em Portugal.

Do panfleto não consta qualquer recomendação sobre a existência ou não de água benta à entrada das igrejas, pois, explicou, trata-se de uma prática abandonada há anos para evitar «uma má utilização».

«Muitas vezes as pessoas levavam água benta para rezas e bruxarias e em muitas paróquias do país, sobretudo nas grandes cidades, deixou de haver água benta nas pequenas pias à entrada dos templos», explicou.

Um bispo anglicano britânico tinha quarta-feira aconselhado os padres da sua diocese de Essex a deixarem de colocar água benta nas pias baptismais para tentar travar a pandemia de gripe A no Reino Unido, onde já se verificaram 17 casos mortais.
 

publicado por HF às 12:29
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos