Entre os casos confirmados nas últimas 24 horas, está uma criança de oito anos, do sexo feminino, vinda do Reino Unido, um adolescente de 14 anos, regressado de Londres, e uma jovem de 16 anos, proveniente de Espanha, todos referenciados para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.

No Hospital Curry Cabral, em Lisboa, estão internados quatro doentes: um jovem de 17 anos, chegado de Londres, um homem de 26 anos, proveniente de São Paulo, uma mulher de 25 anos, que veio de Ibiza, e um homem de 24 anos, em resultado de uma transmissão secundária, adianta o MS.

Um homem de 20 anos, proveniente de Espanha, está referenciado para o Hospital de São João, no Porto. No Hospital de Faro, está internado um homem de 27 anos, que corresponde a uma transmissão secundária.

"Desde o início de Maio, verificou-se, em Portugal, um total cumulativo de 130 casos confirmados de gripe A. Estas pessoas retomaram a sua vida diária, com normalidade", salienta o MS.

O MS relembra que é "fundamental a participação activa por parte dos cidadãos, e dos próprios profissionais de saúde, no sentido de comunicarem às Autoridades qualquer contacto próximo com alguém infectado pelo vírus da Gripe A", pois "só com a colaboração de todos" é possível "garantir a eficácia das medidas tomadas".

São actualmente considerados locais de referência para a Gripe A (H1N1) os hospitais Curry Cabral e Dona Estefânia, em Lisboa, os hospitais de São João e de Santo António, no Porto, os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Hospital de Vila Real, o Pediátrico de Coimbra e o Hospital de Faro.

Lusa