Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

23
Jul 09

 

Uma em cada quatro empresas portuguesas tem um plano de contingência para enfrentar a Gripe A e uma em cada três unidades avaliou a informação sobre como reagir a uma eventual pandemia. São conclusões de um estudo efectuado, em Maio, pela Marsh, uma empresa de gestão de riscos e corretagem de seguros.

 

Dois terços não têm uma equipa de gestão de crises, nem uma lista de competências para enfrentar uma súbita e elevada taxa de absentismo.

O plano de contingência deveria ser sido elaborado na fase três - quando são detectados casos de infecção humana, mas ainda não foi detectada qualquer transmissão entre pessoas. O nível de alerta pandémico actual é o mais elevado, em que o risco de transmissão do vírus entre a população em geral é substancial.

O responsável de comunicação da Marsh afirmou, na RTPN, que os números do estudo "podem ser ainda mais alarmantes do que aqueles que estão a ser referidos". O estudo teve como respondentes grandes e médias empresas, enquanto o tecido empresarial português é essencialmente constituído por pequenas e micro empresas. "Não houve uma preocupação de as mesmas responderem ao estudo, o que pode indiciar que claramente poderão não ter um plano de contingência. Aí esta percentagem aumenta", disse Fernando Lopes Chaves.

O responsável da Marsh aponta para as implicações que o H1N1 poderá ter na economia portuguesa. "Se não tiverem plano de contingência não sei como vai ser, sendo que o último quadrimestre do ano é o mais importante para a facturação das empresas portuguesas", apontou, citado pela Lusa.

Entre os conselhos que Fernando Lopes Chaves deixa para as empresas está a delineação de um plano de contingência simples, com o envolvimento dos líderes das organizações e "que não sacudam para os técnicos de segurança e higiene no trabalho".

Lopes Chaves deixa como exemplo negativo "uma grande entidade pública, que tinha apenas uma pessoa a tratar do plano".

 

 

publicado por HF às 16:34
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos