Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

25
Jul 09

Os portugueses no Reino Unido também estão a ser contagiados pela gripe A, tendo várias famílias sido obrigadas a ficar em casa, disse à agência Lusa o conselheiro das Comunidades Portuguesas.

 

 

"Já há várias famílias inteiras que estão em casa, a tomar Tamiflu", contou António Cunha, sem avançar mais dados.

Todavia, nenhum destes casos chegou ao conhecimento do consulado-geral em Londres, segundo afirmou à Lusa o cônsul, José Macedo Leão.

Em vez de pedidos de auxílio dos residentes, têm chegado de Portugal e-mails de turistas e grupos que se vão deslocar ao Reino Unido com perguntas sobre a situação.

"É bom assim porque ficamos a saber onde estão e os contactos", congratulou-se o cônsul-geral, José Macedo Leão.

Recentemente, o consulado prestou assistência a um grupo de jovens de uma escola secundária do concelho de Cascais que ficaram doentes durante uma estada em Oxford para um curso de inglês.

Vinte dos 27 alunos foram contagiados com o vírus H1N1 e foram medicados, mas no final regressaram a Portugal.

Mesmo assim, foi necessário uma declaração de uma médica a autorizar a viagem para a TAP aceitar o grupo a bordo, contou o cônsul e, à chegada a Lisboa, também foram observados, acrescentou.

De acordo com o diplomata, fim de Julho e início de Agosto é a época de maior movimento de emigrantes para Portugal.

As autoridades britânicas estimam que o número de pessoas infectadas com o vírus H1N1 na última semana duplicaram para cerca de 100 mil.

Segundo dados oficiais, mais de oito centenas de pessoas foram hospitalizadas no Reino Unido devido à gripe A e, pelo menos, 31 morreram desta doença.


Lusa

publicado por HF às 13:49
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos