Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

17
Ago 09

A Direcção-geral de Saúde (DGS) espera que, este Inverno, o número de casos de gripe sazonal cresça para mais do dobro, em relação ao ano passado. Ontem, foram confirmados 84 novos casos de gripe A em Portugal. Desde Maio, foram infectadas 1294 pessoas, das quais apenas 17 estão hospitalizadas, três em estado grave.

 

Uma das doentes com Gripe A que inspira mais cuidados é a mulher de 30 anos, internada em estado crítico no Hospital de São João no Porto há uma semana. Os médicos diagnosticaram-lhe primeiro uma pneumonia, acabou depois por se confirmar a infecção pelo vírus H1N1.

A Direcção-geral de Saúde rejeita que tenha havido um erro no diagnóstico, Francisco George admite no entanto um atraso.

Desde Maio, os casos de gripe A rondam já os 1300, um número que deverá aumentar para mais do dobro a partir do Outono, altura típica das gripes.

É por isso importante fazer a distinção entre os vários tipos de vírus, sublinha o director-geral.

A Direcção-geral de Saúde garante apostar na prevenção que passa pelo já decretado alargamento da rede de diagnóstico laboratorial da gripe para apurar a natureza da infecção.

As autoridades alertam também os portugueses para que procurem os serviços adequados e evitem o congestionamento desnecessário dos estabelecimentos de saúde.

publicado por HF às 15:01
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos