Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

13
Jul 09

Foi confirmado um caso de Gripe A num atleta brasileiro que participa nos Jogos de Lusofonia a decorrerem em Lisboa e mais quatro concelhos. Eric Manicni, o atleta atingido foi internado.Não há perigo dos restantes atletas participantes na prova serem contaminados.

 

Eric Mancini tem 20 anos e é jogador de ténis de mesa. Veio a Portugal integrado na comitiva desportiva do Brasil que participa na sessão de 2009 dos Jogos da Lusofonia que desta vez têm Portugal como país anfitrião.

O comité de organização já tornou público que o atleta - internado no Hospital Curry Cabral - se encontra clinicamente bem e deverá ter alta ainda este domingo.

Eric chegou a Lisboa na passada quinta-feira, dia 9 de Julho, vindo da cidade de São Paulo. Foi já em Lisboa que o atleta brasileiro sentiu os primeiros sintomas da doença e disso deu conta ao médico da sua selecção.

O Comité Olímpico Brasileiro e a Comissão Organizadora dos Jogos contactaram as Autoridades Nacionais de Saúde, através da Delegação de Saúde Regional da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Feitas as respectivas análises e após confirmação laboratorial de infecção pelo vírus de Gripe A (H1N1), foram postas em prática as medidas e activados os mecanismos necessários para evitar a propagação do vírus.

Todos os elementos com quem o atleta terá contactado, todos eles assintomáticos, iniciaram já quimioprofilaxia com Tamiflu.

Nada impede que possam assim, manter a participação nos Jogos não implicando essa participação qualquer risco para os próprios, ou para os demais participantes.

A situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas Autoridades de Saúde, em permanente contacto e colaboração com a Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia. 

Ministra da Saúde garante que não há colegas com sintomasA ministra da Saúde, Ana Jorge, assegurou na tarde deste domingo que todos aqueles que estiveram em contacto com o atleta brasileiro infectado com Gripe A (H1N1) que iria participar nos Jogos da Lusofonia não apresentam sintomas do vírus e estão a ser medicados.

"Todos aqueles que contactaram directamente com o atleta não apresentaram sintomas de gripe, no entanto estão a fazer a profilaxia indicada nestes casos em regime de prevenção (antiviral oseltamivir)", afirmou Ana Jorge à margem da apresentação do mandatário do PS, Paulo Pedroso à Câmara Municipal de Almada.

Ana Jorge informou ainda que o atleta "desenvolveu" em Portugal o quadro de gripe A que contraiu no Brasil estando neste momento internado no Hospital Curry Cabral, apesar de estar clinicamente bem.

"Neste momento está internado por uma simples razão, que é o facto de não residir em Portugal e não ter casa. Por precaução, continua internado mesmo em relação à disseminação do vírus, permanecendo num ambiente mais contido", explicou a ministra.

 

publicado por HF às 10:26
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos