Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

23
Ago 09

 

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou este domingo para se preparar para o choque da segunda vaga do "caprichoso" vírus da gripe A H1N1, quando o hemisfério Norte avança para as estações frias, mais propícias à propagação da doença.

 

A gripe A H1N1 até ao momento matou 1.800 pessoas

"Não podemos dizer se o pior já passou ou se está prestes a chegar", advertiu a secretária-geral deste organismo, que participa num simpósio sobre a doença em Pequim.

A responsável advertiu que o planeta precisa de "estar preparado para todas as surpresas que lhe reserva este novo vírus caprichoso", acrescentando que "é preciso estar preparado para uma segunda ou mesmo uma terceira vaga como se viu em anteriores pandemias".

Face à aproximação do Outono, os países do hemisfério Norte passam a estar na linha da frente da propagação do vírus, que entretanto recua já nas zonas temperadas do Sul, onde se impôs durante o Inverno austral.

A OMS reconhece que a onda de choque do vírus espalha-se a uma velocidade fulgurante, ao ponto de suplantar a gripe sazonal.

Após a sua primeira aparição em Março, esta nova gripe já se propagou por 177 países, matando 1.799 pessoas e contaminando mais de 182 mil, segundo uma estimativa que a própria OMS considera estar subavaliada.

publicado por HF às 12:14
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos