A empresa que gere a Linha Saúde 24 vai abrir um centro de atendimento específico para casos de gripe A. O objectivo é conseguir responder às 20 mil chamadas diárias.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse que a linha não estava a responder às expectativas e o admnistrador da empresa lembra que o contrato com o ministério não previa uma situação de epidemia.
À insatisfação dos utentes e da ministra da Saúde, o administrador da empresa que gere a Linha de Saúde 24, responde que o serviço não foi contratado para atender entre 10 a 20 mil chamadas por dia, como tem acontecido.
Para a empresa, a solução passa por fazer alguns "ajustes" ao contrato, o que implica um pagamento extra por parte do Estado.
Ana Jorge revelou na semana passada que a Linha de Saúde 24 atendeu, em alguns dias, apenas 30 por cento das chamadas realizadas quando o objectivo é que sejam atendidas, pelo menos, 85 por cento.
De acordo com o último balanço, Portugal contabiliza já 1870 casos confirmados do vírus. A ministra da Saúde prevê que 90 a 95 por cento dos futuros casos sejam casos ligeiros.
A grande maioria das infecções apresenta um quadro clínico benigno e estima por isso que a maioria dos infectados não necessite de internamento hospitalar e possa ser tratada em casa.
Ainda assim, a ministra da Saúde admite uma possível sobrecarga nos serviços de saúde a partir do Outono, mas espera que a vacina chegue a tempo de evitar a propagação da doença.