Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

28
Ago 09

 

 

As ministras da Saúde e da Educação anunciaram hoje as medidas do plano de contingência da gripe A para as escolas. Vai ser criada uma linha telefónica directa para os directores das escolas tirarem dúvidas com as administrações regionais de saúde. Vão ainda ser organizadas sessões de esclarecimento aos pais e aos alunos nos primeiros dias de aulas.

 

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e a ministra da Saúde, Ana Jorge, estiveram na escola básica José Cardoso Pires, na Amadora, para apresentar o plano de contingência da gripe A para as escolas.

Segundo Maria de Lurdes Rodrigues, todas as escolas viram reforçados os seus orçamentos entre 600 a 2000 euros para que tenham os seus planos prontos no início do ano lectivo. No final do ano, será feito um balanço para determinar se é necessário reforçar a verba.

Maria de Lurdes Rodrigues salientou como principal medida para combater a propagação da gripe A nas escolas "a elaboração do próprio plano em que se indentificam as pessoas, as acções, as iniciativas, os procedimentos e as atitudes a tomar em cada situação de criança com sintomas de que está com gripe".

Maria de Lurdes Rodrigues já tinha adiantado esta quinta-feira que o plano inclui a criação de salas de isolamento, hoje a ministra da Saúde acrescentou que as salas são essenciais para manter o bom funcionamento das escolas e que servem para distanciar das outras crianças aquelas que tenham "sintomas suspeitos até que os pais as venham buscar".

A ministra da Educação garantiu ainda que todas as escolas estão a preparar-se para pôr em prática o plano de contingência e que "iniciativas relacionadas com o apetrachamento, com a compra dos materiais que são necessários para dispor na escola para enfrentar a gripe A" já estão previstas pelas escolas.

No decorrer da sessão a ministra deicou também "uma palavra de tranquilidade aos pais", salientando que "o trabalho de planeamento para poder acorrer a todas as situações, sobretudo as mais inesperadas" está em curso com o objectivo de fazer com que o espaço da escola permaneça "um espaço aberto que possa continuar a funcionar para todas as crianças que não são afectadas pela gripe [A]".

"O fecho das escolas será o último recurso", porque são um "espaço essencial de apoio aos alunos", sendo que esta decisão caberá sempre às entidades competentes, acrescentou a ministra da Saúde.

Linhas telefónicas e sessões de esclarecimentos

Estas linhas serão para utilização exclusiva dos directores das escolas e apenas nas situações em que estes não saibam o que fazer.

"No momento preciso que ocorram situações para as quais os directores das escolas não encontrem uma decisão fácil poderão contar com o apoio das estruturas dos Ministérios da Educação e da Saúde", que vão dispor de uma linha de telefone para ser usada exclusivamente pelos directores das escolas, garantiu a ministra da Educação.

As linhas funcionarão em articulação entre as Administrações Regionais de Saúde e as Direcções Regionais de Educação, que colocarão os directores da escola em contacto directo com o médico de saúde pública, explicou, por seu turno, a ministra da Saúde.

Do plano de contenção do vírus da gripe A nas escolas faz também parte a eleição de uma figura central em todo este processo: "um coordenador para a saúde".

"Será um professor que já existia para um conjunto de outras actividades que as escolas desenvolviam nesta área e que agora é chamado para colaborar na elaboração dos planos de contingência e a apoiar a direcção das escolas no trabalho de comunicação e informação aos pais e de apoio às actividades dos professores", explicou Maria de Lurdes Rodrigues.

Nos primeiros dias de aulas, há uma orientação dos ministérios para que ocorram reuniões com os pais para que as escolas possam ter uma oportunidade de apresentar o seu plano de contingência.

Outra orientação é para que no primeiro dia de aulas um dos tempos lectivos seja dedicado a falar da gripe, adiantou a ministra da Educação. 

publicado por HF às 16:47
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos