Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

13
Set 09

Apenas um em cada três doentes com gripe A confirmada laboratorialmente está a receber o anti-viral Tamiflu, medicamento que é administrado gratuitamente e provém da reserva estratégica portuguesa, revelou à Lusa o director-geral da Saúde.

 

De acordo com Francisco George, este fármaco apenas é prescrito em "determinadas condições" e sempre que o médico opte por essa administração.

O especialista em saúde pública adiantou que a eficácia do medicamento está hoje mais evidente cientificamente do que antes da pandemia do vírus H1N1.

"Há hoje resultados mais positivos dos que tínhamos no início", disse.

Francisco George adiantou que a reserva estratégica de Tamiflu já começou a ser utilizada e é dali que provêm os anti-virais que são administrados através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Também os medicamentos administrados como medida profiláctica aos contactos próximos dos doentes são provenientes da reserva.

A reserva portuguesa de Tamiflu conta com 2,5 milhões de tratamentos, que custaram 25 milhões de euros.

Utentes não devem recorrer à auto-medicação

Além desta reserva, o medicamento também se encontra à venda em farmácias, mas Francisco George reiterou que os utentes não devem recorrer à auto-medicação e devem respeitar a decisão dos médicos.

Francisco George explicou que, actualmente, a confirmação laboratorial da gripe A só é feita em alguns casos.

"As análises de confirmação são feitas numa rede de oito laboratórios, coordenada pelo INSA, apenas a doentes com critérios de internamento, em crianças com menos de um ano de idade, a grávidas e a grupos de maior risco, como doentes crónicos", sublinhou.

Por essa razão, a contabilidade dos casos de gripe refere-se agora a "sintomas gripais", sendo que, entre 31 de Agosto e 06 de Setembro, foram diagnosticados 2390 casos novos em Portugal.

Francisco George frisou que, neste momento, não há outras estirpes de gripe a circular com igual intensidade, além de que "a estirpe gripal é extremamente rara no Verão".


Lusa

publicado por HF às 16:20
pesquisar neste blog
 
arquivos