Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

14
Set 09

Milhares de alunos estão de regresso à escola para o início de mais um ano lectivo com a ameaça de gripe A no horizonte. O repórter Nuno Guedes passou por algumas escolas na zona de Lisboa e ouviu garantias de que não falta nada, mas ficou com a ideia de que há escolas melhor preparadas do que outras.

 

Foi na escola básica José Cardoso Pires, na Amadora, que o Governo apresentou o plano de contingência contra a gripe para o regresso às aulas.
 

Neste estabelecimento de ensino, as aulas só começam amanhã, mas os funcionários garantem que está tudo preparado.

O recinto está praticamente vazio, mas como explica a auxiliar Prazeres Rocha, todos têm de desinfectar as mãos à entrada numa pequena caixa com um desinfectante especial à base de alcool.

Nas outras 4 escolas visitadas pela TSF ninguém quis gravar declarações, mas todos os funcionários garantem que tudo está preparado.

A escola onde foi apresentado o plano contra a gripe foi no entanto a única com desinfectante à porta.

Ali bem perto, a menos de um quilómetros, o cenário é claramente diferente. A escola está já cheia de alunos à espera das aulas de apresentação, só que ninguém lava as maos.

Mesmo assim alguns funcionários explicaram que lá dentro estão mecanismos preparados para evitar a gripe.

A limpeza das mãos não acontece à porta, como na escola visitada pelo Governo, mas apenas dentro das salas de aula. E em vez de desinfectante à base de alcool, os alunos têm apenas à espera sabonete líquido.

 

 

publicado por HF às 13:59
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos