Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

18
Set 09

Portugal e Alemanha são os únicos países europeus onde a gripe A ainda não matou. Duas excepções que já estão a ser estudadas pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

 

Em Portugal, foram diagnosticados mais 2 105 novos casos na última semana e 19 pessoas estão internadas.

Na semana entre 7 e 13 de Setembro foram diagnosticados em Portugal cerca de dois mil novos casos de gripe A, o que faz subir para pouco mais de 9.600 o número de casos registados no país, desde o aparecimento do novo vírus mas, até hoje, não houve qualquer caso mortal no país.

Com este ratio, Portugal desafia as previsões mais optimistas quanto à mortalidade da nova gripe.

Tal como Portugal, também a Alemanha, com mais de dez mil casos registados, continua sem vítimas mortais. São situações únicas na Europa e que estão a ser estudadas pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Segundo os especialistas, a sorte e uma boa resposta dos serviços de saúde podem estar na origem desta situação. Conclusões mais aprofundadas só serão conhecidas mais tarde.

Para já, a principal prioridade das autoridades sanitárias é a prevenção da doença, enquanto se aguarda pela vacina, altura em que a Direcção-Geral de Saúde admite que a procura possa causar stresse nos serviços.

 

 

publicado por HF às 00:04
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos