Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

14
Jul 09

O vírus da gripe H1N1 tem-se espalhado por mais de 70 países, apresentando números que não param de aumentar. O Centers for Disease Control and Prevention (Centro para Prevenção e Controlo de Doença), nos EUA, alerta para alguns grupos de risco.

 

Embora ainda sejam insuficientes os dados para determinar em concreto quais os maiores grupos de risco, o Centro de Prevenção e Controlo de Doença (CDC) faz referência a determinados grupos de pessoas que possam estar mais susceptíveis à doença.

É o caso dos adolescentes e adultos com HIV, por apresentarem uma menor capacidade de resistência às infecções respiratórias, facilitando a ocorrência de pneumonia.

No caso das crianças, o CDC alerta para os menores de cinco anos e especialmente para aquelas que tomem medicação para determinada doença.

Doentes cardiovasculares são também um grupo de risco. Pessoas com hipertensão, com obesidade, com um histórico familiar de doenças cardiovasculares e fumadores, apresentam menor resistência ao vírus da gripe H1N1.

Um estudo publicado no CDC faz referência a um grupo de infectados no Michigan, com H1N1. Nove sofriam de excesso de peso, sete dos quais eram obesos.

Em caso de amamentação, as mães, mesmo que contaminadas com H1N1 ou medicada contra o vírus, deverão continuar o procedimento. O leite materno é o alimento fundamental para fortalecer o sistema imunitário do bebé. Deverão sim, evitar espirrar ou tossir para a cara do bebé e lavar muito bem as mãos antes de proceder à amamentação.

No site do CDC, os surdos e pessoas com problemas auditivos podem também ficar esclarecidos acerca da prevenção contra o vírus H1N1. Um vídeo com língua gestual explica os cuidados a ter para evitar a contaminação.

Em geral, e para toda a gente, nunca é de mais lembrar que sempre que espirrar ou tossir, deve colocar um lenço à frente da boca e do nariz. Lavar sempre as mãos quando contactar com superfícies comuns e não esquecer de ensinar as crianças a ter os mesmos cuidados.


 

publicado por HF às 15:26
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos