Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

14
Jul 09

Ministra da Saúde diz que vão abrir mais locais de atendimento em ambulatório à medida que se forem identificando mais casos de Gripe A (H1N1).

De acordo com Ana Jorge, a abertura destes locais de atendimento em ambulatório será feita "progressivamente e de forma tranquila à medida que se forem identificando mais casos e "respondendo ao local onde existam".

Isto porque até ao momento a distribuição de casos de pessoas infectadas com gripe A não tem sido equitativa em todo o país, "existindo mais (casos) num lado e noutros ainda não há".

No final da inauguração das novas instalações do Centro de Saúde de Penalva do Castelo, a ministra da Saúde frisou aos jornalistas que até agora o internamento de pessoas infectadas não ficou a dever-se a nenhuma situação de saúde que o justificasse, mas "porque era necessário conter a disseminação da gripe o mais possível".

Ana Jorge disse ainda que não há confirmação de se ter ultrapassado a barreira das 100 infecções com gripe A em Portugal, no entanto, alertou para o facto de se estarem a aproximar as férias de Verão.

"Vamos ter muitos emigrantes em zonas do Interior do país e, como a gripe está, neste momento, abrangendo todos os países do mundo, poderão adoecer e temos de estar preparados para isso", disse.

A ministra da Saúde reafirmou ainda que desde o dia 24 de Abril foram confirmados 96 casos de gripe A em Portugal e comentou que essas pessoas até tiveram sorte. "Já tiveram a gripe, passaram-na bem e já não a vão voltar a ter, enquanto nós ainda estamos susceptíveis de a apanhar", sublinhou.

 

publicado por HF às 16:53
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos