Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

03
Jul 09

O Tamiflu é o medicamento recomendado para o tratamento desta doença, da gripe A, mas que só pode ser adquirido nas unidades de saúde. O laboratório responsável pelo fármaco já se mostrou disponível para enviar para a Organização Mundial de Saúde as doses necessárias.
 

O medicamento recomendado para o tratamento da gripe A, o Tamiflu, não se encontra nas farmácias, segundo a Associação Nacional de Farmácias (ANF). Uma fonte do Gabinete de Comunicação da ANF afirmou que o Tamiflu, produzido pelo grupo farmacêutico Roche, está disponível apenas em unidades de saúde.

A mesma fonte garantiu que o medicamento encontra-se em reservas seguras depois de o Estado ter comprado várias doses do medicamento durante a gripe das aves.

O Tamiflu é constituído essencialmente por Oseltamivir, este ingrediente activo impede a propagação do vírus por novas células do corpo humano. Depois do bloqueio, o trabalho do sistema imunitário para combater o vírus é facilitado.

Em 2003 o Tamiflu foi introduzido na União Europeia (UE) e em 2006 a empresa Roche doou cinco mil milhões de doses à Organização Mundial de Saúde (OMS). O grupo farmacêutico informou que metade das doses em armazenamento encontra-se na Suíça e a outra parte nos EUA. A Roche garantiu ainda que está preparada para enviar a quantidade de Tamiflu que a OMS achar necessária.
 
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oseltamivir

 

 

publicado por HF às 23:53
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos