Gripe A (H1N1)
Noticias sobre a evolução da Gripe A em Portugal

15
Jul 09

A directora da Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou, esta quarta-feira, que a vacina contra a gripe A ainda vá demorar vários meses a chegar ao mercado.

«Não há vacina. Uma deverá estar pronta em Agosto. Mas ter uma vacina disponível não é a mesma coisa do que ter uma vacina que tenha sido provado que é segura. Os dados dos testes clínicos só estarão disponíveis daqui a dois ou três meses», disse, em entrevista ao The Guardian.

Austrália passa os dez mil casos

Já esta terça-feira, Margaret Chan tinha alertado para o facto dos países mais ricos terem mais acesso à vacina do que os mais pobres.

«As capacidades de produção de vacinas contra a gripe não são infinitas e são, infelizmente, insuficientes para um mundo de 6,8 bilhões de pessoas, das quais quase todas são susceptíveis de serem contaminadas por este vírus completamente novo e altamente contagioso», afirmou, numa conferência da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), citada pela AFP.

«A melhor parte destes recursos limitados seguirá para os países mais ricos. Em termos de saúde, as políticas públicas vão continuar a ser imperfeitas enquanto o acesso às acções que salvam vidas continuar favorável aos mais ricos», acrescentou.

 

 

publicado por HF às 11:02
arquivos
pesquisar neste blog
 
arquivos