Portugal registou, nas últimas 24 horas, nove casos confirmados de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1) e, desde o início de Maio, atingiu-se um total cumulativo de 130 casos confirmados, divulgou este sábado o Ministério da Saúde (MS).
Entre os casos confirmados nas últimas 24 horas, está uma criança de oito anos, do sexo feminino, vinda do Reino Unido, um adolescente de 14 anos, regressado de Londres, e uma jovem de 16 anos, proveniente de Espanha, todos referenciados para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.
No Hospital Curry Cabral, em Lisboa, estão internados quatro doentes: um jovem de 17 anos, chegado de Londres, um homem de 26 anos, proveniente de São Paulo, uma mulher de 25 anos, que veio de Ibiza, e um homem de 24 anos, em resultado de uma transmissão secundária, adianta o MS.
Um homem de 20 anos, proveniente de Espanha, está referenciado para o Hospital de São João, no Porto. No Hospital de Faro, está internado um homem de 27 anos, que corresponde a uma transmissão secundária.
"Desde o início de Maio, verificou-se, em Portugal, um total cumulativo de 130 casos confirmados de gripe A. Estas pessoas retomaram a sua vida diária, com normalidade", salienta o MS.
O MS relembra que é "fundamental a participação activa por parte dos cidadãos, e dos próprios profissionais de saúde, no sentido de comunicarem às Autoridades qualquer contacto próximo com alguém infectado pelo vírus da Gripe A", pois "só com a colaboração de todos" é possível "garantir a eficácia das medidas tomadas".
São actualmente considerados locais de referência para a Gripe A (H1N1) os hospitais Curry Cabral e Dona Estefânia, em Lisboa, os hospitais de São João e de Santo António, no Porto, os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Hospital de Vila Real, o Pediátrico de Coimbra e o Hospital de Faro.
Lusa