Igor apanhou a gripe numa viagem a Espanha. O restante grupo de brasileiros passou dias de ansiendade e isolamento até saberem se também tinham sido infectados.

A residência universitária de Braga está com áreas limitadas. O jovem tinha regressado de uma viagem a Espanha. Os colegas foram colocados de quarentena.


Os serviços sociais da universidade seguiram as indicações da direcção-geral de Saúde e desde a primeira hora que estão no terreno para evitar alarmismos.

De acordo com a ministra da Saúde, foram "tomadas as medidas que estão de acordo com a situação, que é identificar os contactos próximos para essas pessoas fazerem tratamento preventivo". 

Os ministérios da Saúde, Educação e Trabalho reuniram ontem  para preparar planos de contingência para a epidemia da gripe A H1N1 para as escolas, creches e jardins-de-infância, disse a ministra Ana Jorge.

Segundo a ministra da Saúde, o objectivo é fazer planos de resposta para "tudo o que são espaços de ensino, incluindo todas as crianças e jovens que estão em estabelecimentos de ensino e também o ensino superior", porque "esta gripe tem uma particularidade: atingir fundamentalmente crianças, jovens e jovens adultos".

"O plano de contingência tem de começar já, não é só quando abrirem as escolas", reforçou, acrescentando que "estão no terreno uma série de preparativos", estando já "identificados materiais que estão a ser distribuídos e está a ser feita programação e trabalho com as escolas, com os agrupamentos de escolas, envolvendo também todos os responsáveis de creches".

Lusa